quarta-feira, 13 de junho de 2012

Caldo Verde da Moranguetes

Olá amigas,
Hoje é feriado em Lisboa porque é dia de Santo António, o Santo Padroeiro de Lisboa. As festas em honra de Santo António começam logo na noite do dia 12. Nesta noite há muitos bailaricos e sardinha assada um pouco por todos os bairros tradicionais de Lisboa, da Madragoa, à Mouraria, de Alfama ao Castelo.

È noite de Santo António
Estalam foguetes no ar;
Põem o manjerico á janela
E vem para a rua dançar

Primeiro Santo António;
Depois São João;
Depois São Pedro
Para o fim da reinação.

Santo António, meu amigo,
rogo-te para ter inspiração.
Sabes o que escrevo e o que digo;
tenho as palavras no coração.

Ó meu rico Santo António,
és um santo popular,
na tua festa não falta
caldo verde e sardinha para assar.
  
E como não poderia deixar de ser a receita de hoje tem haver com esta data festiva de Lisboa, pois não falta a bela da sardinha assada nem o Caldo Verde !
Além disso, aqui fica a prova que caldo verde não é sinonimo de batatas e mais batatas.
 Ora vejam a minha maneira de o fazer...
(Para um tacho de 3 litros )
1 courgette grande
2 batatas médias
1 cebola grande
Azeite e sal
Couve para caldo verde
Agua ( não chega a 1 litro e meio )
Rodelas de chouriço

Numa panela deitar o azeite e a cebola em quartos e deixar refogar um pouco, juntar depois a courgette, e as batatas envolver. Deitar água quente e deixar ferver durante 20 m.
Triturar tudo e juntar o caldo verde , rectificar o sal e deixar ferver durante 5 m. Por fim colocar as rodelas de chouriço. Fica sempre uma delicia, muito apreciada pelo meu querido pai !
Feliz dia de Santo António !
(Imagem tirada da net, posso retirá-la de imediato se o seu autor o desejar)

24 comentários:

  1. Nesse friozinho que está fazendo em São Paulo adoraria tomar esse caldo verde bem quentinho...
    Hummm!!! Posso me servir??? Adoraria mesmo...
    Grande beijo, Irene

    ResponderEliminar
  2. Sou devota de Santo Antonio, fiquei surpresa com a comida típica. Aqui são mais comidas do milho, tipo pamonha, canjica. E também pé de moleque e paçoca (amendoim). Adooro.
    bjos

    ResponderEliminar
  3. Que belo caldo verde amiga :) ai como tenho saudades desses caldos feitos pela minha mãe!! Só posso comer mesmo quando vou a Portugal :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Que lindo caldo verde. Aqui, apesar de haver bailaricos do santo António só o S. João tem a força que o Santo António tem em Lisboa. Aqui na Figueira é feriado a 24 de Junho. Mas é um mês inteiro dedicado aos santos populares. Também temos a festa da sardinha e a feiras das freguesias onde se podem provar todas as comidas tradicionais aqui da zona. (doces e salgadas!) Beijos amiga e bom feriado.
    Ana

    ResponderEliminar
  5. Ques saudades dessas festas padroeiras amiga, st. Antonio, St.João e St. Pesro, jà faz imensos anos , saudades....

    Saudades tambem de este lindo e sem duvida delicioso caldinho verde, meu Deus.....tu hoje dàs cabo de mim amiga é so lembraças e mts...mts... saudades, aproveita bem e festeja por ti e por mim!

    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  6. Olá,
    Só falta a sardinha, a minha versão de caldo verde faço com chuchu em vez de batata, gostei muito da sua versão com abobrinha (courguette), vou fazer.
    Adorei os versos.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  7. He comido en Portugal ese caldo y me gusto mucho, ahora ya no tengo excusa para no hacerlo, me quedo con tu receta, besos

    ResponderEliminar
  8. Adoro Caldo Verde amiga e este teu está muito bom!! É uma das minhas sopas preferidas e para o dito, nunca pode faltar um pouco de chouriço... dá-lhe um gostinho especial!! bem, e de sardinhas, nem se fala... sou completamente louca por elas, muito bem passadas!! :))
    Aproveito para te desejar um ótimo feriado pois eu por cá, vou ter que traBalhar!!:(
    Se fores à praia, dá um mergulhinho por mim... kkkk
    Beijocas com carinho
    Cady

    ResponderEliminar
  9. Ai amiga, com o frio que tá hoje, comia já uma tigelinha desse teu caldo verde delicioso!!
    Posso levar já essa tigela comigo?!
    Assim já fico servida e mais reconfortada!!!!

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  10. A minha sopa preferida! Que aspecto bom :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Já não como há tanto tempo! Este ficou com um aspecto divinal... que saudades!
    Beijinhos grandes, M.

    ResponderEliminar
  12. Olá querida!

    Custou a chegar, mas chegamos houve tanta coisa a impedir-nos mas juramos que nada nos iria impedir,.. e assim tem sido... uma das coisas que nos aconteceu foi no aeroporto, sempre viajei com a mesma mala e desta vez implicaram com ela disseram que não tinha as medidas permitidas, e obrigaram-me a pagar 50€ para levar a mala no porão, o mais incrível é que havia gente que tinha uma mala muito maior que a minha e conseguiu passar, mas a mim a mulher não me deixou. Fiquei revoltada mas o meu companheiro disse não é isto que nos vais impedir... e isto não foi do pior que nos aconteceu...

    Estou muito contente de estar aqui, a vida aqui não tem nada a ver com a vida em Portugal, as pessoas são super educadas, mesmo quando vamos as finanças e tudo. Em Portugal, de simpatia nesse tipo de locais é pouca.

    Mas pronto, por isso é que a Alemanha é um País bastante evoluído, mas em termos de vivência Portugal tem muito mais para oferecer, em relação a paisagens, festas e assim.

    Obrigado por te lembrares de mim, é sempre bom partilhar com alguém todos os momentos passados.

    Beijo grande :D

    ResponderEliminar
  13. Olá Moranguestes,
    espero que tenhas passado um dia muito feliz.
    Adoro caldo verde...já não faço há algum tempo.
    Está bem bonito esse pratinho!
    BJs

    ResponderEliminar
  14. Faço o caldo verde exactamente como tu e, muitas das vezes substituo a batata por courgettes. Vai ser o almoço de hoje também.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Adoro caldo verde, o teu ta com um aspecto delicioso.
    bjs

    ResponderEliminar
  16. Olá Moranguetes.Já fiquei com agua na boca...a minha favorita.Acabei de comer uma canjinha,mas preferia o teu caldo verde.Nunca fiz foi com courgete,só com batata e alho em vez da cebola,por aqui faz-se assim,mas vou experimentar.Obrigada.

    ResponderEliminar
  17. Querida Moranguetes, gostei muito da tua versão de Caldo Verde, pois eu também o faço com algumas alterações, em relação ao convencional e gostamos mais.

    Beijinhos e boa quarta-feira!

    ResponderEliminar
  18. Versos lindos com um caldo delicioso!!
    Adorei!
    Beijos
    Ana Claudia
    www.anaclaudianacozinha.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  19. Muito bom o teu caldo verde amiga, com courguette nunca experimentei,mas é uma ideia excelente.
    Aqui em casa festejamos mais o S. Joao porque o meu filho mais novo nasceu na manha de S.Joao, logo temos de festejar mesmo!!!

    Beijocas e boas festas populares!!!

    ResponderEliminar
  20. sim sim ele esta mesmo mt bonito eu tb tenho mtas saudades dessas festas pois aqui nao ha quando era pequena andava em todas e toda a noite adorava nao era como hoje que so ha violencia era mais calmo gostei mt da cuadra mt bonita olha ontem mandei-te um mail nao sei se recebestes bjs e boas festas

    ResponderEliminar
  21. Oie .. Tudo beim ?
    Acho que sim né ? Com esse blog Mara ...
    Acho só uma coisa tá errada no seu blog !o desing está muito simples !Se voce quiser que eu faço para vc! Conect comigo

    @amandaprincesai

    amanda.oliver20091@hotmail.com

    www.blog-garotaapimentada.blogspot.com

    SEGUINDO ..

    ResponderEliminar
  22. Olá Moranguetes adorei o seu caldo verde!
    Desejo-lhe umas boas férias e fico a aguardar o tal telefonema para um cafézinho na ria de Alvor.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pela mensagem.
Beijinhos