quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Arroz de bacalhau no forno

Olá !

E chegámos a sexta-feira, depois de uma semana nada facil ... Uf ! E a vossa semana como correu ?

A sugetão que deixo hoje foi uma agradavél surpresa, todos cá em casa adoraram! Além disso resolvi partilha-la porque é perfeita para aproveitar o bacalhau que poderá sobrar do Natal.

Este arroz foi feito num dia em que não sabia bem o que preparar para o jantar. Tinha deixado a descongelar postas de bacalhau mas apetecia-me fazer de uma maneira diferente da habitual, pois apesar do bacalhau ser muito versátil acabo sempre por faze-lo ou cozido, ou á brás, ou no forno ou com natas.
Desta vez, e pensado no momento foi feito assim:

O que usei:
- 3 postas de bacalhau demolhadas
- 1 taça de arroz
- 2 cebolas médias
- 2 dentes de alho
- rodelas de chouriço
- sal e pimenta a gosto
- azeite
- salsa
- uma colher de chá de acafrão
- 2 ovos cozidos e tomate cereja para decorar 
Como fazer ?
Descasque e pique as cebolas e os alhos. Reserve.
Coza o bacalhau durante 10 minutos em água. Retire-lhe a pele e as espinhas e parta-o em lascas. Reserve a água do bacalhau.
Faça um refogado com o azeite, as cebolas, os alhos e as rodelas do chouriço.
Deite 2x a medida do arroz de agua utilizando a do bacalhau. Tempere com sal e pimenta moída na altura. 
Quando levantar fervura, deite o arroz e a colher de acafrão. Rectifique o sal, mexa. Retire do lume. Misture o bacalhau, deite tudo num pirex ou travessa e leve ao forno.
Está pronto quando o arroz já não tiver água.
Retirar do forno e decorar a gosto.
 Sirva com uma salada verde .

Beijinhos !

19 comentários:

  1. Minha querida o teu bacalhau tem um aspecto óptimo!!! Gostei muito da sugestão :) a experimentar sem dúvida!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Bom dia Anabela,
    Gosto muito de arroz de bacalhau e este está deveras apetitoso, está delicioso, ótima sugestão.
    Beijo, bom final de semana,
    Vânia

    ResponderEliminar
  3. Ficou com um aspecto reconfortante delicioso!

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito da ideia e vou pôr em prática,sem dúvida!

    Parabéns pelo teu cantinho!

    ResponderEliminar
  5. Coisa que não me lembro de ter combinado! Arroz e bacalhau! Interessante!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Ficou com um aspecto lindo e delicioso.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. A minha semana até que não foi má...não me vou podendo queixar... bela receita que tu praí inventas-te :)

    ResponderEliminar
  8. Eu gosto muito de arroz de bacalhau! :)
    E no forno fica tipo um empadão!
    Já nos habituaste a este tipo de receitas ;)
    beijinho*

    ResponderEliminar
  9. Olá minha linda! Gosto muito de Arroz de bacalhau, ainda publiquei esta semana :) mas no forno nunca experimentei, mas ficou com um aspecto delicioso!!!
    Beijinho doce e bom fim de semana ;)

    ResponderEliminar
  10. olá amiga!!!!
    que aspecto delicioso!!!
    posso levar a receita???
    fiquei a babar!!

    bjinhos

    ResponderEliminar
  11. Vim conhecer o seu blog e adorei! vou voltar em breve:)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Amiga...
    Tu és demais!!! Arroz de bacalhau assim nunca tinha visto. Gostas mesmo de inventar ;)e eu gosto de tudo o que fazes :)
    Vou levar a ideia, para um dia destes experimentar.
    Beijinho e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  13. Olá minha querida,
    Óptima ideia, parece ficar divinal.
    Bom fim de semana e beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Anabela minha querida, adoro bacalhau e sua receita ficou fantastica.Adorei.Beijos querida, tenha um lindo final de semana.

    ResponderEliminar
  15. Olá Anabela :-))

    Que lindo, ficou com uma cor espectacular de facto, uma tentação ! :-)

    A minha mãe fazia arroz de bacalhau, mas não ia ao forno ! Esta tua versão tem uma aparência deliciosa !

    Beijinho grande, bom fim de semana

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  16. humm so é pena que ja comi senao bem que comia um so bucadinho desse maravilhoso bacalhau hehe amiga ele esta 5* adorei a decor bravo bjs e tudo de bom para todos

    ResponderEliminar
  17. Viva o Bacalhau e as 1001 maneiras de confeccioná-lo! Gostei muito desta ideia! Nunca fiz no forno mas tenho a certeza iria gostar muito de provar um bacalhauzinho destes...
    Bjs

    ResponderEliminar
  18. Esse arroz parece muito apetitoso pelos ingredientes e a forma que você decorou deixou-o muito atraente! Parabéns! Beijos, Paula

    ResponderEliminar
  19. Olá Anabela,obrigada pela visita ao meu blog e pelo comentario mas enganaste-te no meu nome, chamo-me Mariana.

    gostopelossabores.blogspot.com

    ResponderEliminar

Obrigada pela mensagem.
Beijinhos